Boas práticas: Comarcas de Presidente Prudente e Bauru capacitam servidores
Entrega voluntária para adoção e combate à violência doméstica.
Na última sexta-feira (8), as comarcas de Presidente Prudente e Bauru participaram de eventos de capacitação de seus servidores. Em Presidente Prudente, foi realizada a mesa redonda “Entrega voluntária para adoção”, promovida pela Vara do Júri e da Infância e da Juventude, com o apoio da Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) do TJSP. Em Bauru, a equipe do Anexo de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher participou do seminário “Prevenção e Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher”, promovido pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP).
Presidente Prudente
O evento “Entrega voluntária para adoção” foi realizado na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Presidente Prudente, em parceria com a Prefeitura, o MPSP e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). “O objetivo foi capacitar autoridades e funcionários das áreas da Saúde, Educação e Assistência Social que participam da rede de proteção de crianças e adolescentes e mulheres grávidas, informando sobre legislação, fluxo de atendimento e encaminhamento de gestantes interessadas na entrega voluntária”, explica a juíza da Vara do Júri e da Infância e da Juventude, Marcela Papa Paes.
Além da magistrada, participaram da mesa redonda o promotor de Justiça Marcos Akira Misuzaki; o presidente da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB local e conselheiro tutelar, Jeová Ribeiro Pereira; a advogada e gerente do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Elaine Cristina Dias; e a assistente social do TJSP Silvia Helena Manfrin.
Bauru
Durante o seminário “Prevenção e Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher”, foram realizadas palestras de promotores de Justiça e especialistas no assunto. “Aproveitamos a oportunidade para pulgar os programas de enfrentamento à violência desenvolvidos pelo Anexo para a plateia, composta por representantes dos municípios da região”, afirma a juíza da unidade, Daniele Mendes de Melo.
O evento impactou integrantes do Poder Judiciário, do MPSP, da Defensoria Pública de São Paulo, da Ordem dos Advogados do Brasil, da Polícia Civil, da Polícia Militar e da rede de enfrentamento à violência doméstica, composta por profissionais das áreas da Educação, Saúde, Assistência Social, Conselhos Tutelares, Segurança Pública e Jurídica.
imprensatj@tjsp.jus.br